Folha de S. Paulo


Dilma oferece ajuda federal ao Rio após registro de temporais

A presidente Dilma Rousseff ofereceu nesta quarta-feira (11) ajuda federal para enfrentar as chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro. Ela telefonou nesta tarde para o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e para o governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), para manifestar solidariedade à população.

Desde o início da manhã, moradores do Rio e da Baixada Fluminense sofrem com fortes chuvas, que provocam alagamentos por toda a região metropolitana. Casas inundadas, estudantes sem aulas, motoristas ilhados sobre o capô de carros, passageiros amontoados em estações fechadas de trem e metrô.

Vídeos mostram manhã de caos no Rio
Após chuva, moradores fecham Dutra em ato por mais investimento
Chuva causa problemas e afeta circulação de trens e metrôs no Rio
Parados por alagamentos, motoristas são vítimas de ladrões no Rio
Chuva cancela aulas em mais de 300 escolas da rede pública do Rio

A situação mais dramática é em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde há um desaparecido e cerca de mil pessoas desabrigadas.

O prefeito Nelson Bornier (PMDB) fechou as 127 escolas municipais e decretou estado de calamidade pública. Moradores tentavam usar colchões de ar como canoas para deixar suas casas e escapar do alagamento.

Segundo o Palácio do Planalto, Estado e União estão investindo R$ 2,3 bilhões em obras de prevenção de desastres, sendo R$ 1,7 bilhão do PAC. Estão em curso, segundo o governo, mais uma série de medidas de prevenção para as chuvas da época, sobretudo na região serrana do Rio.


Endereço da página:

Links no texto: