Folha de S. Paulo


Chuva causa problemas e afeta circulação de trens e metrôs no Rio

As chuvas que atingiriam o Rio durante a madrugada e a manhã desta quarta-feira (11) afetaram os serviços de metrô e trens urbanos da cidade.

Deste o início da manhã até o final da tarde, as cinco últimas estações da linha 2 do metrô, que atende a bairros da zona norte, como Pavuna, Colégio e Coelho Neto, estavam fechadas por conta de alagamento na via por onde trafegam os trens.

Vídeos mostram manhã de caos no Rio
Parados por alagamentos, motoristas são vítimas de ladrões no Rio
Chuva cancela aulas em mais de 300 escolas da rede pública do Rio

Funcionários da MetrôRio, concessionária do serviço no Rio, tentam bombear a água acumulada na via. O sistema de som nas estações e dentro dos vagões alerta os usuários para os problemas. O metrô da cidade está, portanto, funcionando da zona sul, passando pelo centro, até a estação de Irajá, na zona norte. De Irajá em diante, o sistema não está funcionando.

Já os trens apresentaram problemas do final da madrugada até o início da tarde. Dois ramais --que são linhas que ligam a estação Central do Brasil até bairros distantes da cidade e até municípios da Baixada Fluminense-- ficaram sem operar.

O ramal que liga o centro do Rio ao município de Belford Roxo, vizinho a Nova Iguaçu, local mais afetado pelas chuvas, ficou fechado de 5h45 até 12h15. Já o ramal de Saracuruna, bairro do município de Duque de Caxias, ficou parado de 5h45 até 11h45.

Duas estações de trem ficaram fechadas por conta dos acessos totalmente alagados. Foi o caso da estação São Francisco Xavier, na Tijuca, zona norte, e também a de Olaria, também na zona norte da cidade. De acordo com a Supervia, concessionária que administra o serviço, por volta das 16h30, apenas a estação de Olaria permanecia fechada.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: