Folha de S. Paulo


Chuva deixa Rio em estágio de alerta

O Rio entrou em estágio de alerta devido à chuva que atinge a cidade. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura carioca, este é o terceiro nível em uma escala de quatro e significa chuva forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados.

O alerta foi emitido por causa de uma acumulação de chuva que estava sobre a bacia da Guanabara no fim da madrugada e que se deslocou para a bacia de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade.

Há vários pontos de alagamento em ruas e avenidas da cidade, o que provoca grandes engarrafamentos. A Radial Oeste, por exemplo, uma das principais vias de ligação da zona norte com o centro da capital, foi fechada. De acordo com o Centro de Operações, às 8h45, havia problemas no sentido Méier na altura da estação de São Cristóvão.

Já no sentido Centro, havia, no horário, um alagamento na região do Maracanã. Em ambos os casos, a prefeitura montou desvios no trânsito, porém pelo acumulo de carros há congestionamento na Radial.

Há alagamentos também na Avenida Brasil, principal via de ligação da zona oeste com o centro, o que complica o tráfego de veículos na região. A rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro, conhecida como Ladeira da Misericórdia na região central, também foi interditada a partir da avenida Presidente Antonio Carlos, por conta do acumulo de água na pista.

Duas linhas de trem da região metropolitana --Saracuruna e Belford Roxo-- foram interrompidas devido à chuva. Uma queda de muro na Estação de Piedade, na zona norte da cidade, provoca atraso em outras três linhas -- Deodoro, Santa Cruz e Japeri.

Problemas também no Metrô. Segundo a empresa MetrôRio por causa das fortes chuvas, a linha 2 não está operando no trecho entre Pavuna e Colégio.

Segundo o Centro de Operações da prefeitura, houve registro de chuva muito forte na Ilha do Governador, forte na Saúde e em São Cristóvão. A previsão é chuva moderada a forte, com a ocorrência de ventos nas próximas horas.

AEROPORTOS

A chuva que atinge a cidade do Rio de Janeiro ainda traz problemas nos aeroportos da cidade. O Santos Dumont neste momento está fechado para pousos e decolagens e dos 25 voos programados dois foram cancelados e um está atrasado.

O aeroporto internacional Tom Jobim opera com auxílio de instrumentos e dos 18 voos programados até as 8h30, um está atrasado.


Endereço da página:

Links no texto: