Folha de S. Paulo


Sobe para 16 número de mortos em temporal em Lajedinho, na BA

Equipes de resgate localizaram mais quatro corpos em Lajedinho (a 466 km de Salvador), na Chapada Diamantina, fazendo subir para 16 o número de mortos durante um temporal que atingiu a cidade no fim de semana.

Os corpos foram achados em áreas remotas da zona rural do município e ainda não foram identificados. Uma pessoa permanece desaparecida.

O governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, estão reunidos com o prefeito Antônio Mário Lima (PSD) para traçar um plano de ação para apoiar as famílias.

O prefeito de Lajedinho, Antônio Mário Lima (PSD), está entre as cerca de 200 pessoas que ficaram desabrigadas após o temporal. Ele estava em casa com a mulher e um sobrinho quando a água invadiu a residência, obrigando a família a subir em uma laje que fica numa parte superior da casa.

"Seria bom se isso tivesse acontecido só comigo. Mas a maioria das famílias enfrentou situação parecida. A cidade está um caos, foi uma grande tragédia", afirma o prefeito, que decretou situação de emergência e luto oficial de três dias.

A água inundou o prédio e destruiu móveis, documentos e arquivos. As duas ambulâncias e cinco veículos da frota da prefeitura foram danificados e seguiram de guincho até o município de Rui Barbosa. Com isso, veículos e equipamentos de cidades vizinhas estão sendo utilizados nas ações de resgate e apoio às famílias.

"Perdemos 100%, não deu para recuperar nada. Vamos ter de recomeçar tudo do zero, vai ser uma grande batalha", afirmou Lima, destacando o apoio dado por municípios vizinhos e governo estadual.


Endereço da página:

Links no texto: