Folha de S. Paulo


Aumento da tarifa de ônibus será anunciado neste mês, diz Paes

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), disse que o reajuste das passagens de ônibus da cidade será anunciado na segunda quinzena de dezembro.

Ele não antecipou o percentual e, indagado, também não quis dizer se o aumento embutirá a inflação de 2013, já que o reajuste foi revogado diante da onda de protestos de junho passado.

"Há um contrato (com as empresas de ônibus) que prevê a correção por uma serie de índices e ele será respeitado", afirmou.

O prefeito disse ainda que ninguém do governo federal o procurou para postergar o reajuste. Neste ano, Paes adiou o aumento de janeiro para junho a pedido da Fazenda para não pesar na inflação, que disparou nos primeiros meses do ano por conta de um choque de alimentos.

Paes participou de evento sobre América Latina do Clinton Institute, no Rio.

O prefeito disse que problemas são comuns às grandes cidades da região, como os desastres causados pela chuvas. O mesmo afirmou das soluções. Ele citou o sistema de BRTs, que se desenvolveu em Bogotá.

Para o prefeito de Medelín, Aníbal Gaviria, a "metamorfose" de sua cidade --marcada nos anos 90 pela intensa violência e domínio do tráfico de drogas-- se deveu à "continuidade" nas obras, projetos e "valores", que alterou três prefeitos diferentes de partidos distintos. Todos, porém, tinham essa mesma visão, segundo ele. Gaviria participou do mesmo evento.


Endereço da página: