Folha de S. Paulo


Gol tem 26% de voos atrasados; situação em Congonhas é normalizada

Após registrar mais atrasos e cancelamentos na manhã deste domingo, a situação dos voos que saem do aeroporto de Congonhas (zona sul de SP) foi normalizada, de acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Por volta de 17h, o aeroporto tinha dez voos atrasados e cinco cancelados, de um total de 126.

A companhia área Gol, que ontem chegou a ter 45% dos voos atrasados em todo o país, registrava, no horário, 26,5% de atraso (137 de 517 voos). Ao todo, 38 voos da companhia foram cancelados até as 17h. Já a TAM tinha, no mesmo horário, 2,6% de voos atrasados (11 de 429), enquanto 3,5% (15) foram cancelados.

O sábado foi de caos nos aeroportos brasileiros. Segundo a Infraero, mais de 400 voos domésticos sofreram atrasos durante o dia de ontem, e mais de 130 foram cancelados.

Com mais de 300 voos atrasados, Gol é autuada pela Anac
'Efeito dominó' de temporais ainda afeta passageiros em aeroportos do Rio e de SP

A maior parte dos problemas foi registrada pela Gol. Às 22h, a Infraero contabilizava atrasos em 319 dos 717 voos nacionais da empresa. Em nota, a companhia atribuiu os problemas "às fortes chuvas que acometeram a região sudeste do país entre os dias 5 e 6".

Os atrasos teriam provocado um efeito dominó, com a diminuição do número de funcionários disponíveis, porque algumas tripulações tiveram a jornada de trabalho afetada, e a companhia teve que respeitar os limites legais da carga horária da categoria. A Polícia Militar chegou a intervir para evitar um princípio de confusão em Congonhas provocado por passageiros irritados com os atrasos.

Segundo a Gol, atualmente seu índice de atraso em voos é de 17%, mas o número deve oscilar até 25% durante o dia. A previsão da empresa é que a situação esteja completamente normalizada até a manhã de segunda-feira (9).

Os atrasos e cancelamentos fizeram a empresa ser autuada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) por "falhas na prestação de assistência a passageiros" em Guarulhos e no aeroporto de Brasília. A multa prevista pode variar de R$ 4 mil a R$ 10 mil. A Gol disse que vai responder ao órgão.

O órgão regulador também notificou a TAM, que terá 10 dias para comprovar que prestou assistência aos passageiros do aeroporto de Guarulhos. De acordo com nota da Anac, "se comprovadas irregularidades, a empresa também será autuada."

De acordo com a TAM, ontem e hoje os voos não tinham atrasos ou cancelamentos. A operação era normal. Sobre a notificação, a empresa informou que não se manifestaria pois não havia sido avisada.


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