Folha de S. Paulo


Prédio de dez andares é interditado em Santos (SP) após coluna vergar

Um edifício na cidade de Santos (Baixada Santista) corre risco de desabar após um incidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (5). Uma das colunas de sustentação do prédio vergou durante a realização de reformas.

O acidente aconteceu por volta de 10h30. Um grupo de funcionários realizava ajustes finais em uma das colunas de sustentação do prédio quando o edifício começou a ceder.

Um forte estrondo chamou a atenção dos moradores da região. Uma pessoa que andava próximo do local chamou o Corpo de Bombeiros, que retirou todos os moradores do edifício. Outros dois prédios e dois sobrados também foram interditados, mas deverão ser liberados no final da tarde de hoje.

Uma equipe da Defesa Civil foi ao local e constatou o risco de desabamento parcial do prédio. O coordenador técnico do órgão, Ernesto Tabuchi, descartou a possibilidade de problemas relacionados ao solo. "Uma equipe da prefeitura irá averiguar se o edifício tinha alguma falha estrutural antiga", disse.

Localizado no bairro da Ponta da Praia, na região da orla santista, o edifício possui dez pavimentos e 45 apartamentos, que abrigavam cerca de 180 moradores.

Neusa Mansur, uma das moradoras, afirmou ter ouvido um forte estrondo pela manhã. "Ficou todo mundo assustado e saímos correndo", contou. Para ela, o problema deve estar relacionado às reformas.

Outra moradora, Antônia Gelsa, disse que uma das vizinhas chegou a desmaiar durante a evacuação do prédio. "Todos estavam muito nervosos, inclusive o porteiro, que falou para gente descer", disse.

O prédio chegou a balançar após o estrondo, segundo o relato da moradora. "Minha cama balançou. Achei que fosse um terremoto."


Endereço da página:

Links no texto: