Folha de S. Paulo


Polícia apreende material radioativo hospitalar na zona sul de SP

Policiais civis apreenderam 22 tambores com material radioativo hospitalar em uma transportadora, na Vila Parque Jabaquara, zona sul de São Paulo, na tarde de segunda-feira (4). Uma pessoa foi detida.

Após uma denúncia de carga sem nota fiscal, os policiais iniciaram uma investigação e chegaram a transportadora na rua dos Oiticicas. No local, foram encontrados os 22 tambores de aproximadamente 20 litros com material utilizado em exames de raio-x, além de outros produtos sem nota fiscal.

Os policiais acionaram o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e técnicos confirmaram que a carga foi enviada de Salvador ao instituto, em São Paulo, para a destinação correta. Os técnicos disseram aos policiais que a carga não poderia estar armazenada na transportadora.

Segundo o delegado Jaime Pimentel, a transportadora onde foi apreendida a carga não é autorizada a transportar o produto. "Não existe boletim de ocorrência de roubo e o Ipen confirmou que a carga não poderia estar parada na transportadora", disse Pimentel.

O gerente da transportadora foi preso e autuado por crime de receptação ambiental porque, embora o produto seja radioativo, não é de origem nuclear. A transportadora será responsabilizada por crime ambiental.

O caso é investigado pela delegacia seccional do Jabaquara.


Endereço da página: