Folha de S. Paulo


Mesmo com evento cancelado, 'black blocs' mantêm ato contra Cabral

Cerca de 30 manifestantes adeptos da tática "black bloc" se concentram desde as 19h em frente ao hotel Sofitel, na praia de Copacabana (zona sul do Rio), em um ato planejado para protestar contra o governador Sérgio Cabral (PMDB), que participaria de um evento no local.

A manifestação foi marcada há uma semana, quando a Câmara de Comércio França-Brasil anunciou que faria nesta segunda (2) uma homenagem ao governador. O evento, no entanto, foi antecipado, e Cabral recebeu a homenagem na quarta (27) em solenidade no Palácio da Guanabara.

Protesto na zona sul do Rio termina com quatro pessoas detidas

Informados que o evento não ocorreria hoje, os manifestantes decidiram permanecer em frente ao hotel. "Não acreditamos nesse cancelamento, ele [Cabral] está aí dentro sim", disse uma manifestante.

O grupo acendeu duas fogueiras na avenida Atlântica. Uma estátua de Dorival Caymmi, perto do hotel, teve o rosto parcialmente coberto por um pano preto.

Pouco antes das 20h houve um princípio de confusão entre manifestantes e policiais militares que estão em frente ao hotel. Um deles acendeu um cigarro de maconha, que foi arrancado por um policial.

Houve correria, e os "black blocs" tentaram fechar a avenida. Pouco depois o grupo começou a caminhar em direção ao Leme, seguido pelos PMs e por dois carros do Batalhão de Choque.

Folhapress
Estátua de Dorival Caymmi tem o rosto parcialmente coberto por um pano preto
Estátua de Dorival Caymmi tem o rosto parcialmente coberto por um pano preto

Endereço da página:

Links no texto: