Folha de S. Paulo


Chuvas deixam 63 famílias desabrigadas em Macaé; criança morre

A Prefeitura de Macaé (a 184 km do Rio) contabilizou 63 famílias desabrigadas em decorrência da chuva que atingiu o município na madrugada desta segunda-feira (2).

Durante as chuvas, uma criança de seis anos morreu soterrada em um deslizamento de terra no morro do Santa'Ana, que atingiu quatro casas. A família não autorizou a divulgação da sua identidade.

Segundo o Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) os rios Macaé e São Pedro, que cortam o município, transbordaram.

De acordo com a secretária de Comunicação do município, Ciça Guedes, choveu em quatro horas o previsto para 15 dias. "Foi uma chuva muito forte na madrugada, com precipitação de 238 mm. O município está localizado abaixo do nível do mar e é rodeado por bacias hidrográficas o que dificulta o escoamento de água", disse.

Devido aos alagamentos, a prefeitura divulgou uma nota em que pede para as pessoas não saírem de casa. As aulas nas 105 unidades de ensino da rede municipal foram suspensas.

As 72 unidades de saúde estão funcionando normalmente, mas as unidades de farmácia municipais nas ruas Velho Campos e Télio Barreto estão fechadas em razão de alagamentos.

Os bairros Malvinas, Botafogo, Nova Holanda, Sol y Mar, Novo Horizonte, Visconde, Piracema, Virgem Santa, Riviera, Miramar e Centro estão com pontos de alagamento. Uma ponte no bairro Aoreira foi interditada na tarde desta segunda, devido ao asfalto que cedeu.

A previsão da secretária é que a situação melhore nas próximas horas. "Há bombas de escoamento de água na cidade e a chuva está fina. De qualquer forma várias equipes estão nas ruas orientando os moradores e há abrigos disponíveis".

DOAÇÕES

A prefeitura está com três pontos de coleta de doação para os desabrigados do município. São eles: Colégio Municipal Ancyra Pimentel, no Miramar, e Mansão do Forró, no Parque Aeroporto. Além disso a Tenda da Cultura, montada na praça Washington Luiz, no Centro, também está recebendo donativos para os desabrigados das 9h às 17h.

REGIÃO SERRANA

Durante o último final de semana, devido às chuvas fortes, houve deslizamentos de terra na região serrana, mas sem vítimas.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, as sirenes de alerta foram acionadas cinco vezes no município de Petrópolis, solicitando para as pessoas saírem de casa nos bairros Alto Independência, São Sebastião, Siméria e Taquara.

No município de Santa Maria Madalena um deslizamento de terra atingiu 30 casas e as famílias foram acolhidas em abrigos e casas de parentes.

Alertas de transbordamento de rios foram emitidos nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, mas estão voltando aos níveis normais.


Endereço da página:

Links no texto: