Folha de S. Paulo


Mais uma obra de 'osgemeos' é apagada em SP

Uma obra da dupla de artistas osgemeos foi apagada pela Prefeitura de São Paulo nesta semana. O grafite, feito na Praça Professor Silvio Dias da Silveira, na Vila Mariana, durou menos de duas semanas antes de ser coberto de tinta cinza.

É o quarto desenho dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo que é total ou parcialmente apagado dos muros da cidade somente neste ano.

A política de cobrir sistematicamente grafites com tinta cinza inspirou o documentário "Cidade Cinza", que estreou no último dia 22 e está em circuito.

Dirigido por Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, o filme remonta o episódio de 2008 em que a prefeitura cobriu o mural de 700 metros quadrados pintado em 2002 pelos artistas osgemeos, Nunca, Nina Pandolfo, Herbert e Vitche na ligação Leste-Oeste, via expressa que liga a Radial Leste ao Minhocão.

À época, a prefeitura disse que a cobertura do mural foi um engano. O trabalho foi posteriormente refeito e reinaugurado em dezembro de 2008 com a presença do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

A cena é descrita em uma música inédita de Criolo, "Doum", que faz parte da trilha sonora original do filme.

"Mostramos como o trabalho desses caras é celebrado no mundo inteiro ao mesmo tempo em que suas obras são apagadas em sua terra natal", explica Mesquita.

No mesmo ano em que o mural foi apagado em São Paulo, osgemeos e Nunca foram convidados a grafitar a fachada da Tate Modern, o principal museu de arte contemporânea de Londres.
"Episódios como o de hoje só deixam claro que isso está longe de ser uma história do passado", avalia o diretor.

Procurada, a Subprefeitura Vila Mariana informou por meio de nota que vai "verificar o que aconteceu com o grafite".

HISTÓRICO

Além do mural apagado em 2008, outras obras de rua da dupla já foram alvos das tintas cinza.

Entre abril e maio deste ano, três grafites dos irmãos Pandolfo, pintados sob o viaduto Leste-Oeste, no bairro do Glicério, foram apagados por engano pela prefeitura.

Em junho, um grafite de protesto dos artistas foi apagado na praça Roosevelt. A imagem citava a canção "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, e não durou uma semana.

No mês seguinte, outra obra que fazia referência aos protestos foi repintada parcialmente. O grafite, que ficava próximo à avenida 23 de Maio, era acompanhado da frase "Vinagre é crime".

Em fevereiro de 2012, um grafite gigante da dupla no Anhangabaú foi apagado. A obra havia sido produzida em 2009, ano em que um espetáculo feito com bonecos desenhados pelos irmãos iluminou a cidade durante a peça francesa "O Estrangeiro".

Reprodução/Facebook/Os-Gemeos
Grafite dos irmãos 'osgemeos' feito na praça Roosevelt, centro de São Paulo, e apagado após quatro dias
Grafite dos irmãos 'osgemeos' feito na praça Roosevelt, centro de São Paulo, e apagado após quatro dias

Endereço da página: