Folha de S. Paulo


Rio implantará delegacia em praia e aumentará efetivo para evitar arrastão

Os arrastões ocorridos nos dois últimos feriados - do dia 15 de novembro e de ontem (20) - fizeram os órgãos de segurança do Rio tomar algumas medidas para reprimir os assaltos nas praias da cidade. A partir do próximo fim de semana, a Polícia Civil instalará uma delegacia móvel na orla da zona sul.

O local onde o ônibus ficará estacionado, inicialmente, será definido até amanhã. Houve relatos de roubos e furtos na praias do Arpoador e, em pelo menos, três pontos da praia do Leblon.

Segundo um balanço da Polícia Militar, 15 pessoas foram levadas para a delegacia e oito foram autuadas por roubo, tentativa de roubo e desacato a autoridade. Dois deles tinha dez anos de idade.

"Importante passar para as pessoas que não houve arrastão, apenas esse tumulto pontual. Alguns com o envolvimento de menores. Aquele que se envolver em um tumulto desses como vítima que procure a delegacia porque é importante para a investigação", disse o tenente-coronel Luiz Otávio da Rocha Lima à Globonews.

Assaltantes aproveitam praia cheia para fazer arrastão no Rio

De acordo com a assessoria da Polícia Civil, o objetivo com a instalação da unidade "é que possíveis vítimas não deixem de registrar a ocorrência, fundamental para a investigação". Um trailer do Instituto Félix Pacheco também será colocado na orla do Rio para facilitar a identificação de suspeitos.

A Polícia Militar também pretende tomar algumas medidas como o aumento do efetivo nas praias da zona sul. Os arrastões que aconteceram na zona sul do Rio já levam a corporação a discutir internamente a antecipação da chamada "operação verão", em que há aumento de policiamento nas praias de todo o Estado.

Os batalhões que atendem as áreas das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon prometem aumento de efetivo para o próximo sábado.

A secretaria de Segurança já decidiu também que os novos policiais militares formados serão deslocados para reforço dos batalhões e não para as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) como vinha acontecendo. Com a medida espera-se assim deslocar mais PMs para as áreas de praias.

A Guarda Municipal pretende deslocar 400 homens para a orla da zona sul do Rio.

Marcelo Carnaval/Agência O Globo
Policiais e guardas municipais tentam deter suspeitos de participar de arrastão no Arpoador; segurança nas prais será reforçada
Policiais e guardas municipais tentam deter suspeitos de participar de arrastão no Arpoador; segurança nas prais será reforçada

Endereço da página:

Links no texto: