Folha de S. Paulo


Prefeitura de SP antecipa as férias escolares de meio do ano para coincidir com a Copa

As escolas municipais de ensino fundamental e médio de São Paulo terão as férias de meio do ano mais cedo em 2014 para que coincidam com parte da Copa do Mundo.

Tradicionalmente marcado para o início do mês de julho, o recesso começará em 12 de junho e terminará no dia 6 de julho, durante as três primeiras fases do mundial.

O calendário, publicado no Diário Oficial da Cidade na sexta-feira (15), segue um cronograma próximo ao da Secretaria Estadual da Educação, que definiu recesso durante todo o torneio, entre 12 de junho e 11 de julho.

A diferença entre as redes municipal e estadual se deve ao início das aulas. Nas escolas do Estado, o ano letivo foi antecipado de 1º de fevereiro para 27 de janeiro. Já na capital paulista, as aulas começarão em 5 de fevereiro.

Cerca de 937 mil alunos frequentam a rede municipal de ensino; outros 4,3 milhões estão matriculados nas escolas do Estado.

Uma lei federal chegou a exigir que todas as escolas marcassem as férias de meio de ano para o período da Copa, mas o Ministério da Educação publicou regra que deixa a decisão a cargo dos colégios. A orientação da Lei Geral da Copa, no entanto, é determinar o recesso nas escolas públicas e privadas durante todo o torneio.

Nas creches municipais, o recesso dura todo o mês de torneio.

A semifinal do campeonato será disputada no futuro estádio do Corinthians, o Itaquerão, em 9 de julho, feriado estadual.

Se a seleção brasileira estiver na outra semifinal, em 8 de julho, jogada em Belo Horizonte, haverá dispensa para assistir à partida, segundo a Secretaria Municipal de Educação. A final será em 13 de julho, um domingo.


Endereço da página: