Folha de S. Paulo


Polícia do Rio vai instalar delegacia na Rocinha

A Polícia Civil do Rio anunciou nesta quarta-feira (12) que vai instalar uma delegacia na Rocinha até janeiro do ano que vem. A unidade contará com ao menos 40 inspetores e dois delegados.

De acordo com a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, a criação da unidade não tem relação com os problemas enfrentados pela UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), da Polícia Militar, nos últimos meses. A favela tem sido palco de confronto entre traficantes e acusações de abuso contra policiais.

"Estamos trabalhando nesse projeto há oito meses. A delegacia vai trabalhar em todas as funções de polícia judiciária", afirmou ela.

Rocha disse que a delegacia terá um núcleo de atendimento à mulher, para casos de violência doméstica. Segundo a chefe de polícia, o número deste tipo de registro aumentou na delegacia da Gávea, que atende na favela, após a instalação da UPP..

"As mulheres se sentiram mais à vontade para denunciar. Tenho certeza que esse número pode aumentar, e não quer dizer que vai aumentar o número de casos, mas sim de registro", disse ela.

A intenção da Polícia Civil é instalar uma unidade semelhante no Complexo do Alemão, na estação do teleférico Itararé. A delegacia da Rocinha ficará próxima ao Complexo Esportivo da favela.


Endereço da página: