Folha de S. Paulo


Rio de Janeiro registra sensação térmica de 47ºC, diz Inmet

Mesmo antes do início oficial do verão, o Rio de Janeiro já começa a registrar temperaturas altas. Nesta terça-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia, responsável pelas medições oficiais, registrou uma temperatura máxima de 40,5ºC na estação situada na região de Marambaia, na zona oeste da cidade.

Neste caso, a sensação térmica chegou a 47ºC na medição realizada entre 15h30 e 16h.

A estação de Realengo, também na zona oeste carioca, marcou 40,3ºC, a segunda maior temperatura registrada no dia. O recorde do ano de 2013 até o momento foi 40,9ºC, registrado no centro do Rio, em 8 de janeiro.

Em alguns pontos da cidade, o calor registrado esteve acima dos números oficiais do Inmet. Os termômetros da Aeronáutica localizados em dois aeroportos da cidade, o Santos Dumont, no Centro, e o de Jacarepaguá, na zona oeste, marcaram índices ainda maiores entre 13h e 14h: 41ºC, com sensação térmica de 48ºC.

O calor afetou o sistema de transporte público da cidade. De acordo com informações do consórcio responsável pela gestão do sistema de ônibus BRT Transoeste, em razão das altas temperaturas registradas, houve superaquecimento de alguns coletivos que permaneceram fora dos ruas.

A redução do número de ônibus aumentou a espera nas estações na rota do BRT Transoeste.


Endereço da página:

Links no texto: