Folha de S. Paulo


Polícia cumpre reintegração de posse na reitoria da USP; dois são detidos

A Polícia Militar cumpriu na manhã desta terça-feira a reintegração de posse do prédio na reitoria da USP (Universidade de São Paulo). O local estava ocupado pelos estudantes desde o dia 1º de outubro.

Cerca de 50 policiais da Tropa de Choque chegaram à universidade às 4h45 e a reintegração de posse teve início por volta das 5h. A ação da polícia durou cerca de 40 minutos

Segundo a assessoria de imprensa da USP, quando os policiais chegaram à universidade para cumprir a reintegração a maioria dos estudantes tinha deixado o prédio.

Apesar de não ter ocorrido confrontos, dois estudantes foram detidos, de acordo com a USP.

A reitoria deve realizar nesta manhã uma vistoria detalhada para verificar o que foi danificado durante a ocupação.

Segundo a USP, em uma vistoria rápida foi constatado que as portas internas da reitoria estavam danificadas e que houve furto de equipamentos como máquinas fotógrafas, tablets e computadores.

Os estudantes contestam a versão da universidade e dizem que a danificação do prédio e o furto de equipamentos só pode ser comprovado com uma vistoria comum com os dois lados participando.

Avener Prado/Folhapress
Policiais fazem a reintegração de posse do prédio da reitoria da USP; local foi invadido por estudantes em greve no início de outubro
Policiais fazem a reintegração de posse do prédio da reitoria da USP; local foi invadido por estudantes no início de outubro

OCUPAÇÃO

A reitoria foi ocupada no dia 1º de outubro por um grupo de estudantes que pede mais autonomia no processo eleitoral para a escolha do novo reitor da universidade.

Para entrar no local, os universitários quebraram parte de uma porta. Eles estavam no saguão e tentaram entrar na sala onde ocorria a reunião do Conselho universitário.

Policiais militares em três motos e duas viaturas acompanharam a ato à distância.

ÚLTIMA REINTEGRAÇÃO

Em 2011, 63 estudantes que haviam invadido o prédio da reitoria da USP (Universidade de São Paulo) foram retirados pela Tropa de Choque e acomodados em três ônibus da PM. Outros sete estudantes que estavam fora do prédio também foram detidos. Todos foram levados ao 91º DP (Ceasa).

Um estudante que fingia ser jornalista tentou ultrapassar a barreira policial para entrar no prédio durante a reintegração, mas foi impedido pelos policiais. Um carro da PM teve o vidro danificado pelos manifestantes que estavam fora da reitoria.


Endereço da página: