Folha de S. Paulo


Prefeitura do Rio adia em uma semana implosão do elevado da Perimetral

A Prefeitura do Rio adiou em uma semana -- do dia 17 para 24 de novembro, às 7h -- a implosão do primeiro trecho do elevado da Perimetral, viaduto na região portuária.

O anúncio da mudança foi feito pelo prefeito Eduardo Paes na tarde desta quinta-feira (7). Ele apontou como justificativas do adiamento o curto período de tempo para uma preparação adequada para a demolição e o retorno dos cariocas que viajarem para o feriado de 15 de novembro.

"Fazer tudo no dia 17, um domingo, com a volta de um feriado, seria complicado. O prazo de preparação estava muito apertado", disse o prefeito.

A detonação de 1 km do elevado (de quase 5 km de extensão) será precedida do fechamento - a partir das 23h do próximo dia 14 - da avenida Rodrigues Alves, no trecho equivalente à demolição, entre a avenida Professor Pereira Reis e a rua Silvino Montenegro.

Paes interrompeu diversas vezes o secretário de transportes, Carlos Roberto Osório, durante a apresentação do balanço dos três primeiros dias úteis posteriores ao fechamento da Perimetral, para frisar que reconhecia os transtornos causados pelas obras à população.

"Além da reestruturação urbanística, estamos tentando melhorar a fluidez no trânsito. Mas vai continuar havendo transtorno, nunca escondemos isso da população. E esses problemas vão continuar até 2016", afirmou.

O trecho da Perimetral que será implodido tem 29 vãos e 232 vigas, totalizando 5.000 toneladas. Será usada uma carga de 1,2 tonelada de explosivos.

O planejamento da implosão inclui ainda a alteração no itinerário das linhas de ônibus intermunicipais com destino à praça Mauá e ao Castelo, no centro, a partir das 6h deste sábado (9).

Segundo a prefeitura, três empresas já se interessaram em participar do leilão das vigas da Perimetral, marcado para o próximo dia 21.


Endereço da página: