Folha de S. Paulo


Dois são detidos durante manifestação no centro do Rio

Duas pessoas foram detidas durante uma manifestação na noite desta terça-feira no centro do Rio de Janeiro. O ato faz parte da "Marcha Milhões de Máscaras", em razão do dia 5 de novembro --data que, segundo a página do Anonymous no Facebook, representa o "dia mundial de resistência e rebelião contra a corrupção do governo e da tirania".

O primeiro, que disse ser menor de idade, foi detido ao chegar no monumento a Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas. Ele subiu em um dos quatro mastros e tirou a bandeira do estado do Rio de Janeiro. O local foi o mesmo em que black blocs hastearam bandeiras pretas no protesto do dia Sete de Setembro.

O segundo manifestante foi detido com uma pedra quando policiais faziam a abordagem do primeiro. Após a rápida confusão a marcha, que reuniu cerca de 200 pessoas, prosseguiu em direção ao prédio da prefeitura.

O protesto começou na praça da Candelária, seguiu por quatro das cinco faixas da avenida Rio Branco e chegou às escadarias da Câmara Municipal.

Foi estendida uma faixa com a mensagem: "Corrupto bom é corrupto morto. Sangue por sangue. Revolução ou morte".

O protesto pacífico foi acompanhado de perto por um grande contingente policial. A polícia pediu que os manifestantes, a maioria formada por adeptos da tática 'black bloc', tirassem as máscaras. A ordem foi cumprida apenas por alguns.

Manifestantes percorrem as ruas do centro de forma pacífica e sem rumo aparente. Após chegarem à Cinelândia, manifestantes seguiram para a Alerj.


Endereço da página:

Links no texto: