Folha de S. Paulo


Cerca de 200 pessoas fazem manifestação no centro do Rio de Janeiro

Cerca de 200 pessoas fazem uma manifestação no centro do Rio de Janeiro na noite desta terça-feira. O protesto faz parte do ato internacional chamado Operação Vendeta, a "Marcha dos Milhões de Máscaras". No Brasil, o ato foi convocado pelo grupo Anonymous pelas redes sociais.

O protesto começou na praça da Candelária, seguiu por quatro das cinco faixas da avenida Rio Branco e chegou às escadarias da Câmara Municipal.

Manifestantes bloqueiam pista da avenida Paulista, em SP

Foi estendida uma faixa com a mensagem: "Corrupto bom é corrupto morto. Sangue por sangue. Revolução ou morte".

A manifestação é acompanhada de perto por um grande contingente policial. Há pelo menos o dobro de policiais em relação aos manifestantes.

O ato é pacífico. A polícia pediu que os manifestantes, a maioria formada por adeptos da tática 'black bloc', tirassem as máscaras. A ordem foi cumprida apenas por alguns.

Os participantes discutiam se continuariam o ato rumo a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), a poucas quadras da Câmara, ou Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, que fica a uma distância de cerca de cinco quilômetros de onde ocorre o ato.

Os dois locais ficaram famosos por serem palco de confrontos entre polícia e manifestantes no Rio.

Na Cinelândia, o grupo se dividiu em dois. Uma parte maior voltou para as pistas da avenida Rio Branco e outra, menor, permanece nas escadas da Câmara.

Manifestantes percorrem as ruas do centro de forma pacífica e sem rumo aparente. Após chegarem à Cinelândia, manifestantes seguiram para a Alerj. Um grande contingente policial os aguardava nas escadarias do local.

Os manifestantes seguiram em marcha de volta à Candelária até a avenida Presidente Vargas, principal ligação do centro com a zona norte np Rio. Eles caminham na pista da direita em direção ao prédio da Prefeirura acompanhafos por PMs.


Endereço da página:

Links no texto: