Folha de S. Paulo


Presidente Dilma diz que é 'alarmante' crescimento nos casos de estupro

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (5) que são "alarmantes" dados que indicam crescimento de 18% nos registros de estupros no país.

Segundo o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado preliminarmente nesta segunda-feira pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em todo o Brasil foram registrados 50,6 mil casos. Trata-se de 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes, contra 22,1 em 2011.

O estudo mostra que o total de casos de estupro superou o total de casos de homicídios dolosos, que, em 2012, registrou 47,1 mil.

"Sabemos que estes registros são, infelizmente, subestimados", disse a presidente em sua conta oficial no Twitter. "Meu governo é defensor intransigente da igualdade de direitos entre mulheres e homens. Lutamos incansavelmente contra a violência que atinge as mulheres."

Dilma anunciou pela terceira vez desde março a construção de unidades do projeto Casa da Mulher, anunciado em março passado em evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Segundo ela, "ao longo desta semana", serão publicados editais para a construção de Casas da Mulher em 26 capitais.

"Nessas Casas, atuaremos em parceria com os demais Poderes para coibir a violência contra a mulher e para ampliar e humanizar o acolhimento e a proteção à mulher vítima de violência", disse a presidente.

A ideia, conforme seus anúncios, é dar atenção psicossocial a mulheres vítimas de violência de qualquer natureza. Reunirá juizados e varas da mulher, além de promotorias e defensorias.

"A violência contra a mulher é uma vergonha que a sociedade brasileira precisa superar. Para isso é necessário: o fim da impunidade dos agressores, o combate implacável ao preconceito sexista, o respeito às diferenças e o apoio e acolhimento às vítimas."


Endereço da página: