Folha de S. Paulo


Perto do verão, assaltos viram rotina no Arpoador, no Rio; veja vídeo

A câmera do edifício na rua Rainha Elizabeth, em Ipanema, registrou a aproximação dos seis jovens, todos de bermuda e sem camisa, às 16h34 do sábado, 21 de setembro.

A ação durou pouco mais de 15 segundos em um horário de movimento intenso de veículos e pedestres na rua, uma das ligações entre Ipanema e Copacabana.

"O primeiro a me abordar foi um garoto. Pensei que ele fosse pedir alguma coisa. No instante seguinte, um outro chegou me prendendo pelo pescoço. E depois apareceu mais um que me deu três socos no nariz", disse o empresário assaltado. Ele pediu para não ser identificado.

Veja vídeo

O cantor e surfista Felipe Dylon foi cercado quando seguia de bicicleta pela Rainha Elizabeth rumo à orla, na tarde de 24 de setembro.

"Eram uns dez moleques. Um deles puxou minha mochila e me derrubou no chão. Fiquei caído e eles levaram a bike", disse Dylon.

Miguel Barbosa, 51, jornaleiro da região, teve sua banca arrombada em duas ocasiões, durante a noite. "A última foi no mês passado. Tive um prejuízo de R$ 10 mil", afirmou.

Maria Amélia Loureiro, presidente da associação de moradores Amipanema, diz que a onda de assaltos foi relatada ao 23º Batalhão da PM.

"Tinha de haver prevenção. Em domingo de sol, com a praia lotada, os assaltos se multiplicam no Arpoador."

O comando da PM não informou quantos policiais estão destacados para a região.

Afirma, porém, que há um ponto fixo da PM em frente ao parque Garota de Ipanema, além do policiamento na areia, "a pé e de quadriciclo".

O delegado Rodolfo Waldeck, da 14ª DP, no Leblon, disse que investiga os casos.


Endereço da página:

Links no texto: