Folha de S. Paulo


Menino morre baleado em tentativa de resgate de traficante em fórum no Rio

Uma criança de oito anos morreu e três pessoas ficaram feridas na tarde de hoje numa tentativa de invasão ao fórum do Tribunal de Justiça em Bangu, zona oeste do Rio. Um policial militar também morreu. Ele chegou a ser levado para o hospital Albert Schweitzer e morreu após dar entrada na emergência.

Os criminosos tentaram resgatar o traficante Alexandre Bandeira de Melo, o Piolho, 40. Ele era chefe do tráfico de drogas no Morro do 18, na zona norte do Rio, e integraria a facção criminosa ADA (Amigo dos Amigos).

O criminoso foi levado ao fórum para prestar depoimento apenas como testemunha. Ele está detido no presídio de Bangu 4.

O juiz Alexandre Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Bangu ouviria hoje 23 detentos que respondem a um processo sobre tráfico de drogas em que o principal alvo é a facção de Piolho, a ADA. O ataque ao fórum de Bangu surpreendeu as autoridades já que a segurança no local havia sido reforçada.

Aliás, o local vive em constante vigilância já que o juiz Alexandre Abrahão é um dos magistrados do TJ do Rio que está sob ameaça de morte.

"Ainda é muito cedo para se falar qualquer coisa. Fala-se neste rapaz, o Piolho, que nem processo responde aqui", afirma Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Bangu.

Segundo o 14º BPM (Bangu), oito bandidos divididos em três carros tentaram invadir o fórum. PMs próximos ao local trocaram tiros com o grupo, que fugiu. Nem Piolho ou qualquer outro criminoso que estava no interior do fórum foi resgatado.

Policiais civis suspeitam que os criminosos tentariam ainda resgatar Vanderlan Gomes da Silva, conhecido como Chocolate. Também do ADA, ele seria do grupo que ocupa o morro da Pedreira, na zona norte do Rio.

Tanto Piolho como Chocolate estão presos em Bangu 4 e serão transferidos para a unidade de segurança máxima de Bangu 1.

Piolho tem seis mandados de prisão, entre eles por tráfico de drogas, homicídios, roubo e formação de quadrilha.

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) foram chamados ao local para reforçar o policiamento e auxiliar na transferência dos traficantes do interior do fórum de volta ao sistema penitenciário do Rio a cerca de 20 quilômetros do local.

O menino Caio da Silva Costa, 8, voltava da escolinha de futebol quando foi baleado e morreu no local. Um PM ficou ferido no ataque assim como uma mulher, avó do menino. Ele também foi levado para o Hospital Albert Schweitzer.

O comércio foi fechado e as ruas interditadas.

A polícia suspeita de que eles tenham feito de uma favela de Realengo, bairro vizinho, base para a tentativa de resgate.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame informou, através de sua assessoria, que pedirá a transferência de Piolho e de Chocolate do sistema penitenciário do Rio para presídios federais.


Endereço da página: