Folha de S. Paulo


Prefeitura diz que manteve suspeito no cargo para não atrapalhar investigação

A Prefeitura de São Paulo afirmou no início da noite desta quarta-feira, por meio de nota, que Ronilson Bezerra Rodrigues, preso sob a suspeita de participar de esquema de fraude aos cofres públicos, foi mantido no cargo de diretor da SPTrans para que a investigação do caso não fosse prejudicada.

A prefeitura afirma ainda que o funcionário, preso hoje com mais ex-três funcionários, passou a ser monitorado em março e "ficou decido que sua exoneração, naquele momento, poderia 'alertar' o suspeito a respeito da investigação ou modificar a conduta dele ou da quadrilha". A saída dele ocorreu no dia 2 de junho para evitar vazamento interno ou externo da investigação.

Auditores são acusados de desviar R$ 500 mi
"São técnicos, nenhum indicado por mim", diz Kassab

Rodrigues, que exerceu o cargo de subsecretário da Receita na gestão Gilberto Kassab (PSD), foi nomeado como diretor da SPTrans no início de 2013, antes do início da investigação.

A gestão Fernando Haddad (PT) diz que o caso vinha sendo investigado há pelo menos sete meses (desde março deste ano). Mas a gestão Kassab afirma que já havia um procedimento formal de apuração envolvendo ele desde o segundo semestre do ano passado.

Sobre essa afirmação, a prefeitura confirmou que o ex-corregedor Edilson Bonfim tinha iniciado a investigação na gestão anterior. Porém, disse que essa apuração se limitou a ouvir o investigado apenas uma vez. Informou ainda que "nenhum encaminhamento foi dado à época e o processo ficou parado".

Segundo Edilson Mougenot Bonfim, corregedor do município na gestão Kassab, Ronilson passou a ser investigado pela prefeitura entre setembro e outubro de 2012.

De acordo com ele, a atual administração sabia das suspeitas que recaíam sobre o servidor antes mesmo de nomeá-lo para a direção da SPTrans.

Na notícia divulgada no site da prefeitura, a gestão Haddad não informa que o auditor participou da administração petista. Diz apenas que ele foi exonerado do cargo ainda na gestão anterior.


Endereço da página:

Links no texto: