Folha de S. Paulo


Velocidade média dos ônibus cresce 48% com faixas exclusivas em SP, diz CET

A velocidade média dos ônibus em São Paulo aumentou 48% após a inauguração das faixas exclusivas para coletivos na cidade. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), antes de segregar mais de 243 km de vias, os veículos circulavam, em média, a 13 km/h. Agora a velocidade é de 20 km/h.

A região onde a os ônibus trafegam mais rapidamente é na zona oeste. Por lá, os coletivos andam, no período da tarde, a 24 km/h.

A zona monitorada pela CET que apresentou o maior aumento de velocidade antes e depois foi a norte, com uma alta de 87% -- sem faixas os ônibus andavam a 11 km/h agora trafegam a 21 km /h.

Pelo menos quatro regiões monitoradas pela companhia não atingiram a média da cidade. Segundo um raio-X divulgado nesta quarta-feira (30), a zona sudoeste é a que tem o pior desempenho na velocidade média dos coletivos -- no período da tarde os ônibus circulam a 14,4 km/h após a criação das faixas de ônibus.

As regiões sul e sudeste também apresentaram resultados a baixo da média registrada em toda a capital paulista.

Para tentar equacionar a velocidade dos coletivos nas regiões mais problemáticas, a prefeitura realiza obras para readequação do viário.

"São obras de alargamento do viário e intervenções pontuais para garantir o fluxo dos ônibus. Há obras de R$ 7.000 a R$ 5 milhões", disse o secretário de Transportes Jilmar Tatto. Ele também anunciou nessa quarta-feira (30) a ampliação da meta de criação de novas faixas exclusivas de ônibus na cidade.

Até dezembro, de acordo com Tatto, serão criados 57 quilômetros de novas faixas na cidade -- totalizando 300 km criados desde o início da gestão do prefeito Fernando Haddad. Até hoje, foram inauguradas 243 km de vias exclusivas para ônibus na cidade.

Haverá faixa exclusiva no corredor Vergueiro, Domingos de Moraes e avenida Jabaquara, na zona sul e na avenida Corifeu de Azevedo Marques, na zona oeste de São Paulo. "O critério adotado é o fluxo de ônibus nas vias. Quando há mais de 40 coletivos por hora no horário de pico damos preferência para a instalação da faixa ", afirmou Tatto.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Ônibus em faixa exclusivas na avenida Antônio Estevão de Carvalho, que compõe a Radial Leste, inaugurada no dia 7 de outubro
Ônibus em faixa exclusivas na avenida Antônio Estevão de Carvalho, que compõe a Radial Leste, inaugurada no dia 7 de outubro

RADARES

O secretário de transportes também prometeu para até janeiro do ano que vem a instalação de radares exclusivos para flagrar motoristas invadindo a faixa exclusiva de ônibus em São Paulo. No total, serão 240 equipamentos específicos para autuar os motoristas infratores.

"Já há alguns pontos onde os radares para flagrar a invasão já funcionam, como a rua Teodoro Sampaio. Temos que entender que não há agentes suficientes para monitorar 24 horas por dia todas as faixas. São Paulo precisa investir em tecnologia e assim readequar o quadro de funcionários para outras áreas, otimizando o serviço", disse Tatto.

Os locais onde os novos radares serão instalados ainda estão sendo definidos pela CET. Quem for flagrado precisa pagar uma multa de R$ 53,20 e ainda têm três pontos na carteira.

No primeiro mês de multas no corredor norte-sul, por exemplo, foram aplicadas 10.287 multas por invasão de faixa.Em média, os 70 agentes espalhados pelos 29 quilômetros de avenidas que integram o corredor aplicaram cerca de seis multas, cada um, por dia, ou uma multa a cada 10 minutos.

Neste período, a faixa efetivamente funcionou durante 21 dias -- a via só é segregada aos coletivos de segunda a sexta-feira das 6h às 22h. Em toda a cidade, foram mais de 202 mil multas por desrespeito da faixa de ônibus em setembro. O número é sete vezes superior ao mesmo período do ano passado, quando foram autuados 28 mil motoristas por este tipo de infração.


Endereço da página: