Folha de S. Paulo


Criação de faixa de ônibus gera nó no trânsito na região da praça da Sé

O trânsito no entorno da praça da Sé (centro de SP) está complicado nesta terça-feira (29) por conta das mudanças viárias ocorridas na região. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o problema acontece principalmente no viaduto Dona Paulina porque agora os carros são impedidos de entrar na rua Quintino Bocaiúva.

Agora, apenas ônibus podem acessar esse trecho pois no local foi instalada ontem (28) uma faixa exclusiva para os coletivos. Segundo a CET, a mudança não causou impactos no trânsito ontem pois era feriado do Dia do Servidor Público.

A CET diz que instalou faixas para orientar os motoristas, mas muitos são pegos de surpresa com a mudança, o que provoca um grande trânsito na região. A recomendação da CET é que motoristas utilizem o transporte público para ir até o centro da cidade.

Como o acesso à rua Quintino Bocaiúva está fechado para carros, o motorista é orientado a fazer um contorno passando pela praça Doutor João Mendes, avenida Liberdade, rua Álvares Machado e rua Doutor Rodrigo Silva. Por conta dessa mudança, a rua Doutor Rodrigo Silva teve o sentido de circulação invertido.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Marronzinho orienta motorista sobre mudanças no trânsito; criação de faixa de ônibus faz motorista dar volta maior na Sé
Marronzinho orienta motorista sobre mudanças no trânsito; criação de faixa de ônibus faz motorista dar volta maior na Sé

O transporte público tem prioridade nessas novas faixas de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h. Segundo a prefeitura, serão implantadas mais de 243 km de faixas exclusivas até o final deste ano.

Segundo a CET, a implantação de faixas exclusivas no eixo composto pelo viaduto Dona Paulina, praça João Mendes, rua Anita Garibaldi e avenida Rangel Pestana, circulam 84 linhas de ônibus municipais, transportando 603.527 passageiros por dia útil.

A CET ressalta que o motorista que invadir a faixa exclusiva à direita de ônibus comete uma infração leve que pode render três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Já invadir faixa exclusiva à esquerda configura infração grave. Além de cinco pontos na CNH, o motorista leva multa de R$ 127,69. A CET diz que nos primeiros dias ninguém será multado e que os agentes de trânsito orientam os motoristas sobre as mudanças.


Endereço da página: