Folha de S. Paulo


Meu filho perguntou por que PM atirou, diz mãe de jovem morto

A mãe do adolescente Douglas Rodrigues, 17, que foi morto no domingo (27) por um policial militar na Vila Medeiros, zona norte de SP, disse que o filho não entendeu o motivo de ter sido atingido.

Segundo ela, o adolescente chegou a questionar o PM. "Por que o senhor atirou em mim?", perguntou o adolescente ao policial, segundo a mãe, Rossana de Souza em entrevista ao "Bom Dia SP", da Rede Globo.

Segundo a família, o estudante trabalhava em uma lanchonete. "Ele não tinha preguiça de trabalhar. Ele estudava. Estava no terceiro ano", disse a mãe.

O PM que matou Douglas foi preso e encaminhado ontem para o presídio militar Romão Gomes, também na zona norte. Segundo a PM, ele vai responder por homicídio culposo (sem intenção de matar).

O policial, que não teve o nome divulgado pela PM, é um soldado que foi até a região atender uma ocorrência de perturbação do sossego. De acordo com a PM, por volta das 14h, os policiais foram até o local quando suspeitaram de dois rapazes e decidiram abordá-los.

"Por motivo a esclarecer", disse a PM, houve um "disparo acidental" da arma de um dos policiais, que atingiu Douglas no tórax.

A morte do jovem gerou uma série de protestos no bairro com ao menos três ônibus e um carro incendiados, além de outros veículos depredados. As manifestações começaram ontem por volta das 18h40 quando um grupo promoveu pequenos incêndios na avenida Mendes da Rocha. A polícia dispersou a manifestação.

Cerca de uma hora depois, porém, três ônibus foram incendiados próximo ao cruzamento das avenidas Edu Chaves e Roland Garros. O fogo atingiu a rede elétrica, causando o corte de energia na região. Com a falta de luz, cerca de 300 pessoas começaram a saquear comércios no local, segundo a PM.

Um suspeito foi detido e três adolescentes apreendidos suspeitos de furto a lojas e depredação. Eles foram levados pela PM ao 73º Distrito Policial (Jaçanã).

Reprodução/TV Globo
Douglas Rodrigues, 17, foi morto por policial militar na Vila Medeiros; morte gerou uma série de protestos no bairro
Douglas Rodrigues, 17, foi morto por policial militar na Vila Medeiros; morte gerou uma série de protestos no bairro

Endereço da página: