Folha de S. Paulo


Atrasados no 2º dia do Enem em SP culpam chuva e trânsito

Muitos candidatos que chegaram a tempo para o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não repetiram o mesmo feito neste domingo (27). Os portões foram fechados às 13h (horário de Brasília) para o início da segunda etapa do exame que contém mais 90 questões objetivas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e uma redação. A duração da prova é de 5h30.

O cadeirante Renato Sales, 40, diz ter enfrentado muitos percalços no deslocamento entre a casa dele e o local de prova neste domingo. O ônibus que ele teria que pegar não passou no horário previsto. Em outro coletivo, ele ficou mais tempo no trânsito porque um acidente que terminou com um carro em chamas travou a via. Resultado: Sales chegou à Uninove, na Barra Funda, na zona oeste, com 20 minutos de atraso.

A reportagem da Folha acompanhou Sales tentando explicar os motivos que o levaram ao atraso, mas sem sucesso. Em estado de choque, ele afirmou que não vai desistir do sonho. "Ontem eu fui bem na prova. Pretendo tentar fazer novamente o Enem no ano que vem", afirmou. Sales quer uma vaga no curso de medicina em uma universidade pública.

Outros que se atrasaram para o exame disseram à Folha que a chuva repentina que caiu em algumas regiões de São Paulo também atrapalhou. As irmãs Deisi Santana, 18, e Daniele Santana, 16, que faz Enem como treineira, chegaram à Uninove com os portões recém-fechados. Elas moram em Brasilândia, na zona norte. "O motorista do ônibus veio devagar também. Não sei qual vai ser a reação dos meus pais quando eu chegar em casa.", afirmou Deisi.

Fernanda da Silva, 22, foi outra que teve o sonho de cursar medicina adiado. "Peguei trânsito na Ponte da Freguesia, que está em obras".

Lucinéia Souza, 36, teve azar para acessar o local de prova nos dois dias do exame. Ontem, ela chegou à Uninove com meia hora de atraso. Hoje, mais uma vez, encontrou o local com os portões fechados. Ela mora no Capão Redondo e disse que a distância a fez a atrapalhou. "Ano que vem estou de volta", afirmou a dona de casa.

EXAME

Ontem, os estudantes responderam a 90 questões objetivas de ciências humanas e ciências da natureza. A prova foi considerada multidisciplinar, como de costume, mas mas também explorou conteúdos com profundidade.

Ao todo, 7,1 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano --um recorde desde o surgimento do exame, em 1998. A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (30).

A prova é utilizada na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.


Endereço da página:

Links no texto: