Folha de S. Paulo


Velocidade na Paulista será reduzida para 50 km/h a partir de segunda-feira

Os motoristas que trafegam pela avenida Paulista, na região central de São Paulo, precisam ficar atentos com as mudanças no limite de velocidade da via. A partir de segunda-feira (28), a velocidade máxima permitida caíra de 60 km/h para 50 km/h.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a medida foi adotada para reduzir os números de acidentes e atropelamentos e garantir mais segurança aos pedestres e ciclistas que passam pela região.

Em 2012, ocorreram 106 acidentes na avenida Paulista, sendo 32 atropelamentos. Dos 74 acidentes restantes, dois foram com bicicletas, sendo que três pessoas morreram naquela via e outras 122 ficaram feridas.

A CET diz que serão implantadas 57 novas placas para informar os motoristas sobre a mudança no limite de velocidade. Faixas também serão colocadas nos principais acessos para alertar os motoristas.

Editoria de arte/Folhapress

Segundo a CET, nos primeiros dias os motoristas que excederem a velocidade não serão multados. Ainda não há previsão de quando a fiscalização será feita e quantos radares serão instalados na via.

A previsão é que a arrecadação com multas de trânsito em São Paulo aumente 28,6% no próximo ano. Pela proposta de Orçamento enviada à Câmara, esse valor deve atingir R$ 1,2 bilhão, ante os R$ 925 milhões previstos para 2013.

CENTRO

Na última segunda-feira (21), a gestão Fernando Haddad (PT) reduziu também a velocidade de vias do centro de São Paulo. O limite máximo permitido passou a ser de 40 km/h no interior da área chamada de Rótula Central --anel viário no entorno do centro velho da capital paulista.

Com extensão de 5 km, esse anel inclui avenidas como Mercúrio, Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana e os viadutos 25 de Março e Nove de Julho.

Até então havia limites variados. Nas faixas exclusivas de ônibus que compõem a rótula, a velocidade foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h.


Endereço da página: