Folha de S. Paulo


SPTrans altera 46 linhas de ônibus na zona leste a partir de sábado

Os passageiros da zona leste de São Paulo vão enfrentar mudanças em 46 linhas de ônibus a partir do próximo sábado (26). De acordo com a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) o objetivo é diminuir a sobreposição de itinerários e melhorar o serviço na região.

As mudanças ocorrem após a prefeitura encerrar o contrato com a viação Itaquera-Brasil após falhas na prestação de serviço na região de Itaquera (zona leste de SP).

Somente neste ano, a viação recebeu 11.038 multas em função de mau atendimento à população, segundo a prefeitura. Do total de autuações emitidas, as principais são por descumprimento de intervalos e partidas e por veículos quebrados aguardando socorro no sistema viário.

No mesmo período, a empresa foi alvo 8.030 reclamações de usuários, todas referentes à qualidade do serviço, sendo que a queixa mais frequente é por excesso de intervalo em suas linhas. Entre os itens mais citados há, também, casos de motoristas que não atendem o sinal de parada, direção perigosa, e descumprimento de partidas.

De acordo com o IQT (Índice de Qualidade do Transporte), avaliação feita pela prefeitura, a viação foi a última no ranking. Numa escala de 0 a 100, teve nota 46,1, considerada "ruim" --e 20 pontos abaixo da média.

A Folha não conseguiu localizar nenhum responsável pela viação para comentar o assunto.

As alterações dos itinerários podem ser conferidas no site. Os passageiros podem tirar dúvidas pelo telefone 156.

De acordo com a SPTrans, os passageiros são informados sobre as mudanças em cartazes colocados dentro dos coletivos e em panfletos que estão sendo distribuídos nos terminais e pontos de ônibus.

A SPTrans explica que a reorganização no sistema de transportes vem sendo feito de forma gradativa e inclui ações como cancelamento de linhas, criação de novas ou correções de itinerários.


Endereço da página:

Links no texto: