Folha de S. Paulo


Vazamento de óleo fecha pista principal do aeroporto Santos Dumont, no Rio

A pista principal do aeroporto Santos Dumont está fechada para pousos e decolagens desde as 6h desta quinta-feira (24) por causa de um vazamento de óleo que aconteceu durante a madrugada. Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), a previsão é que a via seja liberada por volta de meio-dia após limpeza.

Apesar do problema, o aeroporto continua funcionando com a pista auxiliar. Apenas a Gol optou em operar no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte.

Até as 11h20, das 56 operações (chegadas e partidas), 15 foram canceladas e outras 15 tiveram atrasos. Pelo menos seis voos, quatro da Gol e dois da Avianca, foram alternados para o Galeão.

A Infraero afirmou que a operação no Santos Dumont ficou a critério de cada companhia aérea. A TAM, por exemplo, que também tem aeronaves grandes como a Gol, continuou com pousos e decolagens na pista auxiliar.

Às 12h, a limpeza da pista principal já havia sido finalizada. Agora, técnicos fazem medições de atrito e avaliações para liberar a via até as 13h.

De acordo com a estatal, "o vazamento de óleo aconteceu de forma inesperada", por volta das 2h30, de um caminhão desemborrachador. O transporte costuma fazer a limpeza de restos de borrachas deixadas por aviões nas pistas.

Apesar de movimentado, o terminal do Santos Dumont não tem tumulto. Ônibus fretados fazem o transporte de passageiros da Gol para o aeroporto internacional.


Endereço da página: