Folha de S. Paulo


Ato por passe livre no Recife tem confronto e adolescentes apreendidos

Um protesto pelo passe livre no Recife nesta quarta-feira (23) terminou em confronto entre manifestantes e policiais e teve ao menos dois adolescentes apreendidos.

O ato foi convocado pela Frente Independente Popular de Pernambuco, e foi o décimo realizado pelo grupo desde os protestos de junho. Segundo a Secretaria de Defesa Social, cerca de 70 pessoas participaram do ato, algumas usando máscaras ou com os rostos pintados.

A concentração ocorreu pela manhã no parque Treze de Maio, próximo à Câmara Municipal, de onde o grupo saiu em caminhada pela cidade até por volta das 15h (horário local).

João Carlos Mazella/JCM/FotoArena/Folhapress
Polícia e manifestantes em confronto durante ato por passe livre no Recife (PE); balas de borracha foram disparadas
Manifestantes e policiais entram em confronto durante ato por passe livre no Recife (PE); balas de borracha foram disparadas

Imagens publicadas na internet pelos manifestantes em uma página intitulada Resistência Pernambucana mostram uma estudante ferida na perna, possivelmente por bala de borracha, e outra sendo deitada no chão por um policial.

No início da noite, a Secretaria da Defesa Social divulgou nota afirmando um grupo "mais exaltado " começou o confronto por volta das 12h10, havendo correria e arremesso de objetos contra os policiais, que revidaram com balas de borracha e gás pimenta.

A PM informou que apreendeu dois adolescentes, ambos de 17 anos. Um deles estava, segundo a PM, pichando um ônibus, e o outro, obstruindo uma avenida. Eles foram levados à GPCA (Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente).

A Defesa Social afirmou, ainda, que seis carros que estavam estacionados nas ruas foram depredados pelos manifestantes.


Endereço da página: