Folha de S. Paulo


Com mudança, aumento médio de IPTU pode cair de 24% para 18%

O secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Marcos Cruz, disse que o aumento médio de IPTU na cidade vai cair de 24% para 18%.

Isso deve acontecer se as travas de IPTU caírem de 30% para 20% para imóveis residenciais e 45% para 35% para não residenciais.

Prefeitura agora quer dar mais desconto no IPTU para aposentados
45% dos imóveis de SP devem ter nova alta do IPTU após 2014

"Em 2009, ocorreu a mesma coisa. O teto era de 60%, 45% e foi baixado para o atual. Agora, estamos estudando mudar com a Câmara. Sabendo que isso terá implicações no orçamento. A Câmara terá que discutir como realocar esse valor no orçamento", disse.

Ele disse que realmente haverá aumentos nos anos subsequentes para os imóveis com alta valorização. "Mas não existe cenário de três aumentos seguidos, isso não acontece", disse.

A Folha mostrou hoje que 45% dos imóveis da cidade terão nova alta de IPTU em 2015, sendo que parte deles ainda terá resíduo no ano que vem.

Em caso de diminuição da trava, segundo Cruz, o número de contribuintes que pagará resíduos vai aumentar. "Mas os aumentos médios serão muito menores. Para residências, por exemplo, o aumento médio seria de 17%. Com a redução da trava, cairá para 11%", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: