Folha de S. Paulo


IPTU do comércio será repassado ao consumidor, diz associação

Os aumentos sequencias de IPTU para imóveis não-residenciais (comércio e indústria, por exemplo) terão impacto no preço dos produtos, segundo Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

"Vai ter um aumento de custo generalizado. Isso vai subir o preço dos produtos."

45% dos imóveis de SP devem ter nova alta do IPTU após 2014

Amato afirma que pode haver um "desânimo" entre os comerciantes, que pode refletir em falta de investimento.

"Você investe quando tem esperança e segurança", diz. "Agora, qual o incentivo que o comerciante vai ter para melhorar o seu negócio?", questiona Amato.

Editoria de arte/Folhapress

SUPERMERCADO

Carlos Corrêa, superintendente da Associação Paulista de Supermercados, afirma que, diante do aumento de custos com IPTU, o ideal é repassar o mínimo.

"[O comerciante] tem que ser mais competitivo e buscar um aumento de clientela para fazer frente a isso", afirma. "Até porque o imóvel valoriza, mas o comerciante não esta lá para especular."

De acordo com Corrêa, a quantidade de novos estabelecimentos de varejo também pode diminuir.

"A valorização do imóvel é uma barreira para o crescimento porque o custo para investir aumenta", diz. "Isso diminui a concorrência. Se há uma menor oferta, o consumidor é quem sai prejudicado."


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