Folha de S. Paulo


Temporal com ventos e tornado provoca estragos no Paraná e no Rio Grande do Sul

Um temporal com chuva de granizo e ventos de até 120 km/h provocou estragos nesta segunda-feira (21) no Rio Grande do Sul e no Paraná. Casas foram destelhadas e árvores, arrancadas. Houve registro de um tornado no sudoeste do Paraná.

Segundo a Defesa Civil, o único ferido foi um homem que fraturou o pé ao tentar arrumar o telhado de sua casa após a chuva, em Xambrê (noroeste do Paraná).

O temporal foi provocado pelo deslocamento de uma frente fria em direção ao centro do país. As chuvas começaram na manhã de segunda-feira, no Rio Grande do Sul, e alcançaram o norte do Paraná à noite.

Vendaval derruba árvores, assusta população e danifica até cemitério em SP
Chuvas causam deslizamentos e quedas de árvores em Petrópolis

"Essa frente fria se deslocou pelo sul do país de forma muito intensa. Foi um evento extremo, com rajadas de vento muito forte [acima de 54 km/h], muita descarga atmosférica e chuva, em forma de pancada", afirma a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

No Rio Grande do Sul, um ginásio de esportes foi destelhado com o temporal, em Passo Fundo (norte do Estado). O vento atingiu 120 km/h em Santa Rosa, na região noroeste, e árvores foram arrancadas. No pico da tempestade, 115 mil casas chegaram a ficar sem luz no Estado. No entanto, não houve registro de feridos ou desabrigados.

No Paraná, onde os ventos atingiram 115 km/h, há 40 pessoas desalojadas ou desabrigadas, nas cidades de São Miguel do Iguaçu (oeste do Estado) e Xambrê (noroeste). Cerca de 7.500 casas foram danificadas, a maioria em Curitiba e boa parte por destelhamento.

No sudoeste do Estado, onde houve registro de tornado, segundo o Simepar, os danos se resumiram a destelhamentos. O tornado, de curta duração, foi visto em uma propriedade rural e não deixou feridos.

No total, 140 mil casas ficaram sem luz no Paraná por causa da tempestade. Ainda havia falta de energia elétrica em pelo menos 15 mil casas na manhã de hoje.


Endereço da página:

Links no texto: