Folha de S. Paulo


Manifestantes encerram protesto na zona sul de SP

Os manifestantes que chegaram a fechar a estrada do M´Boi Mirim e a avenida Guarapiranga, na zona sul de SP, encerraram o protesto por volta das 9h40 desta segunda-feira (21). Os moradores exigiam a volta imediata das linhas de ônibus diretas bairro-centro cortadas pela prefeitura e o início da obra de duplicação da M'Boi Mirim.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 300 pessoas participaram do protesto que foi encerrado no largo do Socorro. No início do protesto, às 4h30, cerca de 50 pessoas atearam fogo em pneus e entulhos. Não houve nenhum confronto com a polícia.

O protesto de hoje foi organizado por associações comunitárias e tem o apoio do Movimento Passe Livre. O MPL diz que fará uma semana de luta por transporte público, com mobilizações em várias regiões da cidade.

De acordo com os manifestantes, nos últimos anos, dezenas de linhas de ônibus na região foram desativadas ou seccionadas pela SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal). O grupo diz que com a retirada das linhas os passageiros perdem mais tempo para ir de casa para o trabalho.

Os manifestantes reivindicavam também mais qualidade no transporte público. "O pessoal está cansado de andar de pé no ônibus lotado, que demora para chegar no ponto, demora para chegar do ponto até o destino e você tem que descer várias vezes do ônibus e pegar outro", disse André Ciola, integrante do Movimento Passe Livre.

Procurada, a SPTrans ainda não se manifestou sobre o assunto.

Apu Gomes/Folhapress
Manifestantes fizeram atearam fogo em pneus e em entulhos no início do protesto; grupo pede melhorias no transporte público
Manifestantes fizeram atearam fogo em pneus e em entulhos no início do protesto; grupo pede melhorias no transporte público

Endereço da página: