Folha de S. Paulo


Justiça e PM fazem reintegração de posse de terreno no Jardim Pantanal

A Justiça e a PM fazem na manhã desta segunda-feira (21) a reintegração de posse de um terreno no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo. Na semana passada, moradores fizeram um grande protesto contra a desocupação da área. Os manifestantes atearam fogo e interromperam a circulação de trens. Segundo a PM, por enquanto, a reintegração segue de forma pacífica.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Justiça pediu apoio da PM para fazer a desocupação da área de 8.500 metros quadrados. O terreno, que pertence à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), foi invadido no início de setembro.

Ainda segundo a secretaria, cerca de 150 moradias foram construídas no local, sendo a maioria barracos de madeira. A PM diz que a maior parte das pessoas não mora no local.

Segundo a CDHU, a área invadida terá destinação social e a desocupação tem como objetivo garantir a conclusão do projeto de urbanização da região. Os locais invadidos serão usados para a construção de praças, ruas e escolas. "A invasão dessas áreas com destinação social afeta diretamente a população local e prejudica o processo de regularização fundiária do núcleo, que vai garantir a cada morador a matrícula de seu imóvel", diz a CDHU.

A Justiça concedeu a reintegração de posse no dia 11 de setembro e, desde então, a Polícia Militar e os outros órgãos envolvidos no processo realizaram reuniões com representantes dos moradores da área. O objetivo dos encontros, que contaram com a participação da CDHU, foi tentar uma saída voluntária por parte dos invasores.


Endereço da página:

Links no texto: