Folha de S. Paulo


Após mais de 24 horas, luz é restabelecida em cidades atingidas por temporal no RJ

Depois de ficarem mais de 24 horas no escuro, os municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real, no sul do Estado do Rio, tiveram o fornecimento de energia elétrica restabelecido na madrugada deste domingo (20).

A luz foi cortada por volta das 20h de sexta-feira (18), depois que um forte temporal atingiu cinco torres de transmissão de 500 quilovolts (kV) de Furnas, localizadas a 5 km de Resende (a 160 km da capital fluminense). Com a força do vento, quatro delas tombaram e uma, ficou danificada.

Devido à falta de energia, o comércio nos três municípios foi prejudicado e muitas lojas não abriram para atendimento ao público no sábado (19). A luz voltou durante a última madrugada, após repararem as torres danificadas.

De acordo com a concessionária Ampla, que atende a região, alguns clientes ainda poderão ser afetados por falhas pontuais na rede em decorrência do temporal.

PREJUÍZO

A cidade mais atingida pelo temporal foi Porto Real (a 150 km do Rio), onde também choveu granizo.

Casas foram destelhadas, vidraças, quebradas e árvores, arrancadas com a força do vendaval. O telhado do prédio da prefeitura que estava em reforma desabou, destruindo móveis, equipamentos eletrônicos e documentos.

A prefeitura chegou a alugar dois geradores para atender ao hospital público da cidade e garantir o fornecimento de água à população durante o sábado. Sua sede ficou alagada e alguns setores da administração pública vão ser deslocados.

Com Agência Brasil


Endereço da página: