Folha de S. Paulo


Seis são detidos durante protesto por animais em São Roque (SP)

Quatro homens e duas mulheres foram detidos e encaminhados à delegacia central de São Roque (SP) durante um protesto que pedia o fim de testes de laboratório em animais. As informações são da PM, do distrito policial da cidade e da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Dois dos homens foram indiciados em flagrante por depredar e atear fogo a uma viatura da PM e dois carros da TV TEM, emissora afiliada da TV Globo. Eles foram encaminhados para o presídio público de São Roque e seguirão presos.

Os dois outros não chegaram pôr fogo nos veículos --somente deram pontapés--, segundo a delegacia são-roquense. Após deporem, eles pagaram fiança de um salário mínimo (R$ 678) e foram liberados.

Por falta de provas, as duas mulheres foram liberadas depois de serem ouvidas.

ENTENDA

Durante o protesto, a Tropa de Choque foi acionada e usou balas de borracha e gás lacrimogênio contra os presentes. Pelo menos uma pessoa ficou ferida.

Alguns dos defensores dos direitos animais que foram ouvidos dizem que os mascarados presentes no ato --que entraram em confronto com a polícia-- não faziam parte de qualquer ONG e que se aproveitaram da manifestação para tumultuar.

O Instituto Royal, que foi invadido na sexta-feira (19) por ativistas que levaram cachorros da raça Beagle que eram usados em testes, conseguiu na Justiça uma liminar que garantia o policiamento no local para prevenir novas ações do tipo.


Endereço da página:

Links no texto: