Folha de S. Paulo


Manifestantes invadem e picham escritório dos EUA em Porto Alegre

Seis manifestantes foram presos e dois adolescentes foram apreendidos sob suspeita de invadir e pichar um escritório consular dos Estados Unidos nesta sexta-feira (18) em Porto Alegre.

Segundo a Brigada Militar (a PM gaúcha), o grupo, ligado a uma organização chamada "A Marighella", entrou no local no começo da tarde e pintou paredes com tinta verde e amarela. Também colou adesivos, rasgou uma bandeira americana e pichou uma foice e um martelo.

Os policiais foram chamados por funcionários e prenderam cinco homens e uma mulher. A Polícia Federal chegou a ser contatada, mas o caso acabou encaminhado para a Polícia Civil gaúcha.

O escritório funciona dentro de um shopping na zona norte da capital gaúcha. A equipe americana trabalha na abertura de um novo consulado do país no Rio Grande do Sul. O antigo consulado americano em Porto Alegre foi fechado nos anos 1990. A previsão é que o novo posto reabra em 2015.

Em sua página no Facebook, o "A Marighella" afirmou que a ação foi um protesto contra a espionagem americana e contra o leilão do campo de Libra. O grupo também cita as prisões de manifestantes no Rio de Janeiro.

No feriado de Sete de Setembro, a mesma organização promoveu um protesto em Porto Alegre contra a Rede Globo em frente à sede da afiliada no Rio Grande do Sul.


Endereço da página: