Folha de S. Paulo


Estudantes decidem desocupar a reitoria da Unicamp após 14 dias

Após assembleia que durou três horas, alunos da Unicamp, em Campinas (A 93 km de São Paulo), decidiram deixar o prédio da reitoria, que foi invadido no último dia 3.

A desocupação ocorrerá na próxima segunda-feira (21), tempo necessário para a limpeza do prédio e para a organização de novo ato dos estudantes.

Promotoria denuncia três pessoas por morte na Unicamp

O grupo de universitários havia ocupado a reitoria como forma de protestar pela decisão da Unicamp de autorizar a entrada da Polícia Militar nos quatro campi (Campinas, Limeira, Piracicaba e Paulínia), depois da morte do aluno Denis Casagrande, 21, durante uma festa na instituição no dia 21 de setembro.

A assembleia, iniciada às 12h40 no Instituto de Geociências, reuniu 470 alunos. Desses, 231 concordaram em deixar a reitoria, e outros 159 foram contrários --80 universitários se abstiveram de votar.

Segundo a coordenadora-geral do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Diana Nascimento, o principal avanço nas negociações com a reitoria foi o compromisso de que nenhum convênio com a PM foi ou será firmado.

Os estudantes ainda reivindicam que não haja punições individuais para alunos envolvidos em protestos e organização de festas, como na que Denis Casagrande morreu.

Em nota, a reitoria da Unicamp informou ter tomado ciência da votação da assembleia e que agora espera contato dos alunos para definir detalhes para a desocupação.

Ainda na nota, a instituição "reitera que se mantém aberta ao diálogo" com os demais segmentos da instituição.


Endereço da página:

Links no texto: