Folha de S. Paulo


Buscas por desaparecidos em naufrágio continuam em Macapá (AP)

As buscas pelos passageiros da embarcação que naufragou na manhã de sábado (12) no rio Amazonas, em Macapá (AP), continuam neste domingo. O barco participava do Círio Fluvial, festa religiosa da cidade. Há ainda ao menos cinco desaparecidos.

Pelo menos doze morrem após barco de romeiros virar no rio Amazonas

Mergulhadores estão no local nesta tarde tentando içar o barco.

O número de mortos e desaparecidos é incerto. Há desencontro entre as informações da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e as do Corpo de Bombeiros.

Segundo informaram os bombeiros à Folha neste domingo, 13 corpos já foram encontrados e cinco pessoas seguem desaparecidas. A Sejusp, contudo, crava em 10 o número de mortos e em oito o de desaparecidos, afirmando que houve um erro de contagem por parte dos bombeiros.

O barco, que foi alugado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amapá, fazia o caminho de retorno ao município de Santana quando adernou (inclinou) e virou. Ao menos 50 embarcações participavam da procissão fluvial. Parte delas ajudou no resgate dos sobreviventes.

Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação suportava 40 passageiros. O órgão informou que, conforme vistoria realizada, o barco deixou o município de Santana com 40 passageiros e três tripulantes, mas não houve uma nova contagem em Macapá. Há suspeitas de superlotação, o que ainda será investigado.


Endereço da página:

Links no texto: