Folha de S. Paulo


Professores municipais e estaduais voltam a protestar na zona sul do Rio

Cerca de 150 professores das redes municipal e estadual se concentravam na frente do Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, em Laranjeiras, zona sul da cidade, por volta das 16h30 desta quinta-feira. A ideia do grupo é seguir em passeata para o bairro de Botafogo, onde fica a sede da Prefeitura do Rio.

Na frente da sede do governo, os professores discursavam sobre a situação da educação no Estado. O trânsito estava interrompido por volta das 16h30 na rua Pinheiro Machado. O bloqueio causava engarrafamento nos acessos ao túnel Santa Bárbara, que liga o centro à zona sul do Rio.

Manifestantes dirigem ônibus durante protesto no Rio; veja vídeo

A Polícia Militar montou um forte esquema para seguir a manifestação. Mais de 300 policiais acompanham o ato, que é pacífico. Antes de seguirem rumo à prefeitura, os manifestantes definem quem serão os representantes da categoria que se reunirão na Assembleia Legislativa com deputados estaduais.

Ontem, quarta-feira (9) os representantes do Sepe (Sindicato Estadual de Profissionais de Ensino) decidiram manter a paralisação que já dura 62 dias.

Na última segunda-feira, 7, o protesto de apoio à greve dos professores das redes de ensino estadual e municipal terminou em quebra-quebra no centro do Rio. Manifestantes mascarados foram flagrados jogando pedras portuguesas, bombas caseiras e coquetéis molotov contra policiais, prédios públicos e privados.

A depredação atingiu ônibus, placas de rua, pontos de ônibus, agências bancárias, restaurantes e as sedes do Clube Militar, da Câmara dos Vereadores e do Consulado Americano.


Endereço da página:

Links no texto: