Investimento em grandes obras, como o complexo viário Jacu-Pêssego, não tem mais espaço hoje em dia na hora de buscar soluções para os problemas de mobilidade urbana de uma cidade como São Paulo. Esta é a opinião do arquiteto e urbanista Cândido Malta.
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Favorável a uma estratégia que alie pedágio urbano e uma malha de microônibus auxiliar, o arquiteto acredita que o modelo atual de São Paulo está ultrapassado. "O rodízio está esgotado. Chegou a hora do pedágio urbano", explicou.
Ele apresentou sua visão nesta quinta-feira (10), durante o Fórum de Mobilidade Urbana promovido pela Folha, no Tucarena, na zona oeste da capital. Para ele, que é professor emérito da FAU-USP, o futuro, realmente, pertence ao transporte coletivo.
REALIDADE
O professor também defendeu que o Plano Diretor do município precisa seguir um cálculo da capacidade de suporte do sistema de circulação."É necessário fazer um planejamento realista e não esses sonhos que dizem que farão tudo e enganam a população", afirmou.