Folha de S. Paulo


Nº de mortos pode chegar a 13 durante rebelião no MA, diz governo

Uma briga entre presos de grupos rivais deixou mais de 30 pessoas feridas na noite desta quarta-feira na Cadet (Casa de Detenção) de Pedrinhas, em São Luís. Informações preliminares do governo do Estado apontam que o número de mortos pode chegar a 13.

A rebelião começou no início da noite, mas não foi informado o que teria provocado o tumulto. Os feridos foram socorridos e encaminhados para Hospital Clementino Moura, mas a PM não soube dizer qual era o estado de saúde deles.

O governo do Estado aponta ainda como possível causa da rebelião a desarticulação de uma quadrilha conhecida como Bonde dos 40. Segundo o governo, ela era uma das maiores do Estado e teve 16 membros presos nesta semana na capital maranhense.

Por volta das 23h30, o motim continuava a era acompanhado pelas secretarias de Justiça e Administração Penitenciária, de Segurança Pública e de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania.

Na semana passada, um outro motim na unidade terminou com a morte de três presos. Eles foram identificados como Elcio de Jesus Pereira, Ronald Santos Ferreira e Francisco Henrique Junior. Segundo a Sejap (Secretaria a Justiça e da Administração Penitenciária), as mortes ainda estão sendo investigadas.

Em 2010, 18 presos foram mortos por rivais em uma rebelião no complexo penitenciário de Pedrinhas. Desses, 15 foram assassinados no presídio São Luís, considerado de segurança máxima do Estado.

Outras três mortes ocorreram na Penitenciária de Pedrinhas, localizada ao lado do presídio, que sofreu uma tentativa de rebelião.

Douglas Júnior/O Estado do Maranhão
Homens feridos são carregados durante motim em penitenciária do Maranhão
Vítimas são carregadas durante motim em penitenciária no Maranhão

ÔNIBUS INCENDIADOS

Ao menos seis ônibus foram incendiados em vários bairros de São Luís, na noite de ontem. A Polícia Militar não informou os locais nem se houve feridos.

A PM suspeita que os ataques foram feitos pela facção criminosa Bonde dos 40, mas não confirma se foi em represália às mortes de presos na Cadet.


Endereço da página: