Folha de S. Paulo


Estudantes da USP protestam e fecham pista da avenida Paulista

Cerca de 200 pessoas, segundo a Polícia Militar, fechavam uma pista da avenida Paulista, na região central de São Paulo, no fim da tarde desta quarta-feira (9). O protesto foi organizado por alunos da USP para reivindicar eleições diretas para reitor na universidade.

Por volta das 17h50 o grupo fechava a pista sentido Paraíso. Eles devem descer a Brigadeiro Luís Antônio, no sentido bairro, e seguir em marcha até a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Há entre os manifestantes estudantes da Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) e integrantes da UNE (União Nacional dos Estudantes). Policiais militares observam a manifestação. O grupo também dirige críticas ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB).

Em greve, alunos da USP invadiram um prédio da reitoria no dia 1º de outubro. Além das eleições diretas para reitor, entre as demandas do grupo está o fim da lista tríplice enviada ao governador, que hoje escolhe entre os três mais votados pelos colégios eleitorais --formados, em sua maioria, por professores.

Está prevista no ato de hoje a participação de estudantes da Unicamp, que também invadiram um prédio administrativo da universidade na semana passada, em protesto contra a decisão da universidade de autorizar a entrada da PM (Polícia Militar) em seus quatro campi.

Nesta quarta-feira, a Justiça de São Paulo negou um pedido de liminar feito pela USP pela desocupação do prédio da reitoria. O juiz-auxliar Adriano Marcos Laroca considerou que há "possibilidade de retomada do prédio sem o uso da força policial, bastando a cessação da intransigência da reitoria em dialogar de forma democrática com os estudantes".

No texto, diz ainda que "nesse momento, a desocupação involuntária, violenta, causaria mais danos à USP e aos seus estudantes do que a decorrente da própria ocupação."

O magistrado analisou o pedido de liminar (decisão provisória) após a audiência de conciliação realizada ontem com as duas partes, na qual não houve acordo.


Endereço da página:

Links no texto: