Folha de S. Paulo


Para empresário, São Paulo já tem uma nova forma de viver e morar

Prédios sem muros, bicicletários ao longo das ciclofaixas como meios de transporte e apartamentos micros, com menos de 20 m² de área. Esta realidade não é nada futurista para Alexandre Lafer Frankel, que encerrou o primeiro dia de debates do seminário de 'Mobilidade Urbana', promovido pela Folha, nesta quarta-feira (9).

Frankel, que é CEO da construtora e incorporadora Vitacon, diz que deixou de utilizar o carro há 10 anos nos seus deslocamentos por São Paulo buscando um estilo de vida efetivamente sustentável. "Por ano, o paulistano passa em média 45 dias preso no trânsito. Não há qualidade de vida desse jeito", diz.

Veja o especial sobre mobilidade urbana

Ele integrou o projeto Ama Bique, que mapeou todos os bicicletários ativos da capital. Outra ideia que Frankel difunde por onde vai é a do carro compartilhado.

"Ideias individuais fazem até mais diferença do que as ações do poder público. Compartilhar o carro, claro, com toda segurança, é uma medida que melhora as condições do ar da cidade e destrava o trânsito", defende.

Ele diz que seu estilo chegou aos 36 empreendimentos imobiliários na capital. "Os céticos dizem que não é possível viver em um condomínio sem muros em São Paulo, mas nós dizemos que sim. É possível ter um espaço para confraternizar com os amigos, com a família desta forma", avalia.

Entusiasta do novo Plano Diretor de São Paulo, apresentado pela gestão Haddad, o empresário avalia que São Paulo deu o primeiro passo em direção a um novo 'redesenho' de sua própria funcionalidade como cidade.

"O futuro já chegou. Nos últimos 30 anos, São Paulo só se deteriorou. Acho que a cidade acordou para essa nova realidade. E eu quero deixar uma cidade melhor para os meus filhos", finaliza.


Endereço da página:

Links no texto: