Folha de S. Paulo


Prefeitura faz operação para retirar moradores de rua da praça da Sé

A Prefeitura de São Paulo realiza na manhã desta quarta-feira (9) uma operação na praça da Sé (região central de SP) para retirar os moradores de rua e viciados em drogas que vivem no local, marco zero da cidade.

De acordo com o padre Júlio Lancelotti, líder da pastoral dos moradores de rua, a prefeitura enviou vários caminhões para remover as barracas e outros pertences de quem vive na praça. Segundo ele, a ação é 'higienista' e não foi apresentada nenhuma alternativa para os moradores de rua.

Segundo ele, há uma grande concentração de usuários de crack no local que migraram da cracolândia, também na região central. "Essa é uma ação desarticulada e higienista onde querem retirar os usuários de droga, mas sem apresentar, por exemplo, uma proposta de tratamento." No local, há um grande efetivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e assistentes sociais.

Segundo informações da prefeitura, essa é uma operação conjunta entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Habitação. A prefeitura estima que são mais de 20 barracas que serão removidas do local.

Isabel Bueno, coordenadora de proteção especial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, diz que as pessoas não ficarão desamparadas. "Todos serão cadastrados na tenda que temos no parque Dom Pedro e encaminhados para programas sociais como, por exemplo, receber bolsa-aluguel", explica.

De acordo com a coordenadora, está sendo feito um trabalho de convencimento aos moradores de rua porque muitos temem perder seus pertences. Segundo ela, todos poderão levar seus objetos pessoais. "A ideia é dar uma qualidade de vida melhor para eles", afirma.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Prefeitura de São Paulo faz operação na praça da Sé para retirar usuários de crack e moradores de rua do local
Prefeitura de São Paulo faz operação na praça da Sé para retirar usuários de crack e moradores de rua do local

Endereço da página: