Folha de S. Paulo


Saiba quem são os palestrantes do Fórum de Mobilidade Urbana da Folha

Fernando Haddad - É o atual prefeito da cidade de São Paulo. Foi ministro da Educação entre julho de 2005 e janeiro de 2012, nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. É professor de Ciência Política da Universidade de São Paulo, onde se formou em direito. Fez mestrado em economia e doutorado em filosofia. Integrou o ministério do Planejamento durante a gestão Guido Mantega (2003-2004).

Geraldo Alckmin - Professor, médico, vereador, prefeito, deputado estadual e deputado federal duas vezes, vice-governador, governador e secretário de Desenvolvimento do Governo de São Paulo. É médico por formação, tendo se especializado em anestesiologia. Foi candidato à Prefeitura de São Paulo em duas ocasiões, em 2000 e em 2008. Concorreu à Presidência da República em 2006. Em 2009, foi empossado secretário de Estado de Desenvolvimento. Em 2010, venceu as eleições para governador do Estado no primeiro turno.

Veja o especial sobre mobilidade urbana

Jaime Lerner - Arquiteto e urbanista curitibano, tendo sido prefeito da capital paranaense por três vezes (1971-75, 1979-84 e 1989-92). Também foi governador do Paraná por duas (1995-1999 e 1999-2003). Foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) em julho de 2002. Atualmente, é urbanista e consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo. Foi um dos únicos brasileiros citados na lista dos 25 pensadores mais influentes da prestigiosa revista "Time", de 2010.

Luís Carlos Pimenta - É presidente da Volvo Bus Latin America, sendo o responsável pelas operações de ônibus urbanos e rodoviários da marca, incluindo projetos, industrialização, comercialização dos veículos e soluções de transporte coletivo. Está no Grupo Volvo há 34 anos. Antes de se tornar presidente, foi responsável pelo pós-venda de caminhões e ônibus da marca Volvo na América Latina. Também foi presidente da Volvo Cars Brasil e esteve à frente da Vocal, concessionária de caminhões e ônibus Volvo, sediada em São Paulo, e da Estocolmo Veículos, em Curitiba. É formado em Engenharia Mecânica, Física e Matemática.

Jurandir Fernandes - É formado em engenharia pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), mestre e doutor em engenharia elétrica pela Unicamp. Entre 1993 e 1996, foi Secretário dos Transportes de Campinas e em 1999 foi diretor de planejamento da Dersa. No ano seguinte, foi diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Na gestão Alckmin, entre 2001 e 2006, Fernandes foi o secretário estadual de Transportes Metropolitanos. Foi presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) entre 2001 e 2005. Entre 2007 e 2009, foi presidente da Emplasa (Empresa Metropolitana de Planejamento).

José Armênio de Brito Cruz - É presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento de São Paulo. É professor na Escola da Cidade, sócio na Piratininga Arquitetos Associados. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP.

Paulo Feldmann - Formado em engenharia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado (1979) e doutorado (1987) em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, foi presidente da Eletropaulo, Compucenter e Iron Montain. Também Foi diretor da Microsoft, Banco Safra, Philips, Grupo Sharp e sócio da Ernst & Young. Atualmente é presidente do Conselho da Pequena Empresa da Fecomercio e diretor da Câmara de Comércio Brasil Israel.

Frederico Bussinger - Formado em engenheria, foi secretário dos Transportes de São Paulo e diretor-presidente da SPTrans (São Paulo Transporte). Também foi diretor de gestão portuária da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), presidente da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos), diretor de operações do Metrô e secretário executivo dos Ministérios dos Transportes. Atua como consultor do Idelt (Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transportes e Meio Ambiente).

Alexandre Lafer Frankel - Sócio-fundador da VITACON, empresa do setor imobiliário, e nela atua como CEO há três anos e meio. Com experiência de 15 anos no mercado imobiliário atuou incorporando e construindo condomínios residenciais, comerciais e loteamentos no Estado de São Paulo. É graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Raquel Rolnik - Arquiteta e urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Foi diretora de Planejamento da Cidade de São Paulo (1989-1992), coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis (1997-2002) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007). É autora dos livros "A Cidade e a Lei", "O que é Cidade" e "Folha Explica: São Paulo" e escreve quinzenalmente na Folha.

Marcio Kogan - Arquiteto paulista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou durante os primeiros dez anos de sua carreira com cinema. Com Isay Weinfeld, dirigiu 13 curta-metragens e o longa, Fogo e Paixão. No início da década de 80, fundou o studio mk27 e passou a dedicar-se exclusivamente ao exercício da arquitetura. Em 2010, Marcio recebeu, pelo conjunto de sua obra, o título de membro honorário do AIA (American Institute of Architects).

Regina Meyer - Com graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1974), especialização em Urban Design And Urban Planning pela Architectural Association School Of Architecture (1977), mestrado em Arquitetura pela University of London (1978), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professora-titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.

José Police Neto - Vereador em segundo mandato pela cidade de São Paulo. Eleito pela primeira vez em 2005, chegou à liderança do governo na gestão Gilberto Kassab, entre 2007 a 2010. Em 2006, foi Secretário Especial de Participação e Parceria. Também foi relator da revisão do Plano Diretor Estratégico do Município.

Candido Malta - É professor emérito na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, possui mestrado em City and Regional Planning, na University of California at Berkeley (1972) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973). Atua principalmente nos seguintes temas: urbanismo, São Paulo, plano diretor, associações de bairro e morfologia urbana.

Alessandro Germano - Possui mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de inovação, desenvolvimento de novos negócios, gestão de parcerias e start-ups. Atualmente lidera a área de parcerias estratégicas em uma ampla gama de produtos no Google Brasil. Engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e mestre em administração pela FGV-SP, possui especialização em inovação pela Stanford University.

Renato Cerqueira - Na divisão de pesquisa da IBM Brasil desde setembro de 2011, ele é pesquisador sênior e gerente de recursos naturais e do grupo de tecnologia de software. É responsável por liderar projetos de pesquisa sobre plataformas de software para integração de sistemas e operação, com foco em cidades inteligentes e indústrias de recursos naturais. Desde 2002, Renato é professor de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).


Endereço da página:

Links no texto: