Folha de S. Paulo


Lerner vê corredores como acerto e diz que Haddad, agora, deve mirar em qualidade

Ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e um dos únicos brasileiros citados na lista dos 25 pensadores mais influentes da prestigiosa revista "Time" (na edição de 2010), o arquiteto e urbanista Jaime Lerner é um dos participantes do Fórum de Mobilidade Urbana que a Folha promove na quarta e quinta-feira, em São Paulo.

Nesta segunda-feira (7), ele avaliou positivamente a iniciativa do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de inaugurar novos 20,5 km de faixas exclusivas de ônibus.

Veja o especial sobre mobilidade urbana

No entanto, ele fez um alerta: São Paulo tem nas mãos uma grande oportunidade. Para ele, pode entrar para a história como a criadora de uma grande solução para os problemas da mobilidade urbana, mas também pode ser um grande fracasso.

Na análise de Lerner, a questão colocada para o prefeito, agora, é a de um salto qualitativo nos serviços de transporte. "Criar os corredores é importante. Mas, só pintar faixas não resolve. A burocracia se contenta em só pintar, mas Haddad deve, sim, desenvolver uma rede de transporte eficiente", analisou.

Segundo o urbanista, o paulistano, hoje, "adora" dizer que a cidade não tem jeito, porque ele não acredita mais nas soluções propostas pelos governantes. "Isso indica que São Paulo tem que se reconciliar com a cidade. Tem que voltar a gostar da cidade", diz. Para ele, o jeito é o planejamento.

EXEMPLO DE CURITIBA
Para o ex-governador paranaense, São Paulo deveria focar em duas linhas que deveriam se transformar em exemplo de eficiência. "Depois de conseguir convencer a burocracia que pode operar melhor, você tem que mostrar para a população. Não diminuo o mérito de São Paulo, mas precisa ir além", disse.

O urbanista citou um de seus feitos como uma potencial solução para São Paulo. Em vigor há mais de 30 anos, o BRT (Bus Rapid Transit, em inglês), o sistema em vigor na capital paranaense, é uma rede de transporte integrada, que foi capaz de conduzir o crescimento urbano e suportar bem a demanda pelas décadas seguintes na cidade.

O primeiro BRT começou a operar em 1974, quando Lerner projetou dois primeiros corredores, com faixas exclusivas em locais onde não tinha praticamente nada, porque queria que o desenvolvimento fosse levado por esse transporte novo.

Para ele, a mesma lógica deveria ser aplicada na capital paulista. "Hoje tem 126 cidades no mundo implantando o sistema de Curitiba, com algumas mudanças. Tem Bogotá, Cidade do México, Seul, Istambul, Rio de Janeiro. A diferença está no número de eixos de São Paulo. A cidade tem dez vezes mais, mas a capacidade de cada eixo não muda, a maneira de ver o tema é uma", sugeriu.

Divulgação
Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná; ele defende criação de rede integrada no transporte paulistano
Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná; ele defende criação de rede integrada no transporte paulistano

EVENTO
Na participação do urbanista no Fórum da Folha, ele deve abordar sua experiência à frente de Curitiba. Ele afirmou que pretende dar a sua visão de cidade, que deve ser focada em estrutura de vida, trabalho e movimento, para depois mostrar que o "problema hoje, além das prioridades naturais, está centrado na mobilidade, na sustentabilidade e na coexistência."

No Fórum, ele afirmou que vai mostrar que o Brasil tem a melhor tecnologia de mobilidade do mundo, com visão urbana, tecnologia, fabricantes de chassi, de carrocerias, tem gente que sabe coordenar operação, empresas privadas para operar. "Até financiamento do BNDES e grandes construtoras temos. Acredito que nunca estivemos tão perto de mostrar pro mundo como resolver, mas nunca tivemos tão longe, por causa da falta de decisões", pontuou.

Para ele, a concepção correta de cidade passa por uma metáfora que ele usa para ilustrar o tema: a tartaruga - "ela é um exemplo de moradia, trabalho e movimento juntos. O casco de uma tartaruga tem o desenho de uma tessitura urbana. Se você cortar o casco dela, você vai acabar matando ela. Separando a cidade por renda, criando periferia, você também está matando a cidade", finalizou.

PROGRAME-SE
QUANDO Quarta (9) e Quinta-feira (10)
HORÁRIO A partir das 9h
INSCRIÇÕES Gratuitas, pelo telefone 0800-777-0360.
VAGAS Limitadas
ONDE Teatro Tucarena (r. Monte Alegre, 1024 - Perdizes - São Paulo/SP)
ACOMPANHE A COBERTURA EM www1.folha.uol.com.br/especial/2013/mobilidadeurbana/
PATROCINADORES Volvo, Odebrecht e Porte Construtora


Endereço da página:

Links no texto: