Folha de S. Paulo


Chuva provoca lentidão no trânsito e problemas em semáforos

A chuva que atinge a capital na manhã desta quarta-feira (2) deixa o trânsito bem complicado em boa parte da cidade. De acordo com informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), são 30 semáforos com problemas sendo 12 apagados e 18 no amarelo intermitente.

A capital tinha, por volta das 7h20, apenas um ponto de alagamento transitável na rua Guararapes, no Itaim Bibi (zona oeste de SP). Uma queda de árvore de grande porte interditou por mais de duas horas rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

De acordo com a CET, na queda a árvore atingiu a fiação elétrica da rua. Os bombeiros retiraram a árvore e a rua foi liberada por volta das 6h.

Segundo dados da CET, a cidade tinha no horário 50 km de lentidão, o que representa 5,7% dos 868 km de vias monitoradas. A média para o horário também é de 5,7%. O trânsito está ruim tanto na zona leste como na zona oeste que registram 18 km de vias congestionadas cada.

PREVISÃO

A capital paulista está tendo o início de primavera mais chuvoso desde 1995, quando o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, começou a fazer esse tipo de monitoramento.

De acordo com os dados, nos nove primeiros dias da estação, foram acumulados 58,6 mm de chuvas, o que supera a marca anterior, de 49,6 mm, registrada em 2010.

A grande quantidade de chuva registrada neste ano é resultado da mudança no padrão dos ventos nas camadas mais altas da atmosfera, que ocorreu mais cedo do que em 2011 e 2012. Isso contribuiu para a formação de instabilidades que produziram grandes volumes de chuva para o período.

A previsão aponta que as chuvas deverão persistir na primeira metade de outubro. Apesar disso, outubro deve ter um volume de chuva dentro da média, segundo o CGE.

Avener Prado/Folhapress
Agentes da CET interditam rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, na zona oeste de<br> São Paulo, após queda de uma árvore
Agentes da CET interditam rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, na zona oeste de
São Paulo, após queda de uma árvore

Endereço da página: